Vereador Gilson Tamarta. Bom dia a todos. É um prazer imenso estar aqui na presença de todos vocês, nossos caros colegas vereadores, os companheiros que estão nos vendo nas redes sociais e aqui também presencial na plenária.
O que me trouxe hoje à tribuna foram algumas denúncias que nós
recebemos ao decorrer dos dias com relação à parte da Secretaria de Educação. Segundo relatos que eu tenho hoje em áudios, mensagens de textos, prints, gravações, alguns gestores, coordenadores, pessoas de um alto cargo da Secretaria de Educação estão passando mensagens, ligando para funcionários e muitas vezes exigindo que esse funcionário tome a atitude de votar em determinada candidata a vereador.O que eu tenho para dizer hoje, eu não vou citar nomes, dos gestores, dos coordenadores, até professor.
Mas eu tenho um artigo do código eleitoral para fazer a leitura. Quem sabe, depois de hoje, esse pessoal que está fazendo essa abordagem aos contratados não recue. Porque se não recuar, através da Comissão de Educação e Saúde ao qual eu sou o presidente, vou levar para frente, baseado na Lei 47.37 de 1965,que diz no artigo 301, o Código Eleitoral, refere-se ao uso de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato.
Coagir moralmente a pessoa em ambiente de trabalho através de atos ou expressões que tenham por objetivos atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica. Então, é o seguinte, estão utilizando da hierarquia dos seus cargos acima para intimidar alguns funcionários a favor de um determinado candidato, que nem aqui em Vila Nova dos Martiros reside. Já que o assunto é educação, ou área da educação, Paulo Freire diz o seguinte, quando a educação não é libertadora, o desejo do oprimido é virar opressor.
Então, que vocês não se oprimam, não se baixem, denuncie. Denuncie você, contratado, que está sendo coagido por essa corja, porque não estão fazendo o papel de gestores e coordenadores. Esses que estão fazendo isso, que são direcionados.
Não fique chateado toda a classe, não, porque se você não está fazendo esse tipo de coisa, não tem motivo para se chatear. Mas que se direcione às pessoas que o estão fazendo. Os nomes eu Eu vou pedir, encarecidamente, mais uma vez, que pare. Caso não pare, nós vamos tomar as atitudes necessárias. E você, contratado, que está se sentindo ameaçado, que recebeu esse telefonema, que recebeu uma mensagem, visualização única, mas você gravou no seu celular do lado, muito esperto vocês foram, quando você recebeu essa mensagem novamente, denuncie.
esse tipo de situação.
O cara tira a foto da filha dele, do filho, da mãe, e é obrigado a postar todos os dias a foto do candidato que ele está se referindo. Eu estou falando para os senhores é porque pessoas comentaram comigo que eu estou colocando essa foto porque estão sendo coagidos a fazer isso.Parabéns, Sr. Vereador Gil, pela sua fala.
Espero que você, o presidente da Comissão de Educação e o presidente da Câmara tomem providências sobre esse assunto. E tem o assunto que eu lhe falei, que está em off ainda e que nós vamos botar para frente. Obrigado.
Tenha um bom dia.Nós vamos logo investigar. E outra, vereador, eu fico olhando, assim, porque os contratados até que ficam ali com medo de perder o seu recurso no final do mês, não entrar mais.
Mas eu digo que tem pessoas que é como o sábio e está sobrevista a essa mesma situação. Muito bem, e queria dizer para o vereador Gil que ele tem todo o apoio da Câmara, não só da Comissão, mas da Câmara. E se continuar alguma denúncia que chegar até a nós nesta casa, a gente vai fazer um ofício intimando a secretária para vir dar satisfação aqui na Câmara porque está acontecendo isso na Secretaria de Educação.
Conte com a Câmara, você pode ter certeza, entendeu? Nem que seja nossa última política,
Postar um comentário