Na última terça-feira (15/7), o governo norte-americano de Donald Trump abriu uma investigação comercial contra o Brasil. Pix, etanol e propriedade intelectual estão no pacote de ações e itens a serem investigados. A notícia veio menos de uma semana após a carta de Trump que decretou a taxação de produtos brasileiros em 50% a partir do dia 1° de agosto.
O FedNow é o mais recente sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos. Lançado em 2023, o FedNow é o mais semelhante do Pix, oferecendo transferências de dinheiro em tempo real entre bancos em todos os Estados Unidos, 24 horas por dia, sete dias por semana.
O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil e, até o momento, não existe em outros países com o mesmo nome e formato. No entanto, existem países que possuem sistemas de pagamento instantâneo similares ao Pix, como o Reino Unido com o Faster Payments e os Estados Unidos com o FedNow. Mais de 70 países já adotam sistemas de pagamento instantâneo, mas nem todos permitem transferências por celular como o Pix.
O Pix é uma iniciativa 100% brasileira e funciona apenas no Brasil. Embora o Pix não seja utilizado em outros países com o mesmo nome, é possível encontrar estabelecimentos estrangeiros que aceitam o Pix como forma de pagamento, principalmente em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Portugal e Estados Unidos. Nesses casos, o pagamento é feito através de um intermediário que converte o valor para a moeda local.
Alguns exemplos de sistemas de pagamento instantâneo semelhantes ao Pix em outros países:
Reino Unido: Faster Payments.
Estados Unidos: FedNow e sistemas como Venmo e Zelle.
Índia: Immediate Payment Service (IMPS).
Japão: Zengin.
China: Alipay e WeChat Pay.
Suécia: Swish.
Portugal: MB Way.
Espanha: Bizum.
Portanto, enquanto o Pix é exclusivo do Brasil, sistemas similares existem em diversos países.
0 Comentários