Nesta segunda-feira (09), foi registrado o naufrágio da embarcação pesqueira denominada “Mar 32”, ocorrido a mais de 30 milhas náuticas da costa, na posição aproximada 02°30’ Norte e 47°50’ Oeste, em alto-mar, em Salinópolis no Pará. O barco pertence à prefeitura de Raposa-MA, trata-se de um COPAMA, MA 32, (Cooperativa de Pesca do Maranhão), construído em fibra de vidro.
A embarcação transportava seis tripulantes, sendo que cinco foram resgatados com vida pela embarcação “Jesus é o Mestre Primeiro”, que passava pela região onde ocorreu o naufrágio.
Porém, um tripulante identificado como James Vinicius Costa Marques, conhecido como “Vico”, de 39 anos, morador do município de Raposa, no Maranhão, permanece desaparecido. Ele é o comandante (mestre) do barco.
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, ativou imediatamente o protocolo de Busca e Salvamento (SAR), com equipe especializada já empenhada na área do sinistro realizando as buscas.
O 13º Grupamento Bombeiro Militar de Salinópolis instalou uma Sala de Situação, estruturada com base na metodologia do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), garantindo a gestão integrada das informações, articulação interagências e apoio institucional necessário.
O Major QOBM Rodrigo Martins do Vale, Comandante do 13º GBM, destacou: “Estamos atuando de forma coordenada e integrada com a Marinha do Brasil, utilizando a metodologia do Sistema de Comando de Incidentes para assegurar organização, fluxo adequado de informações e apoio às operações de busca. Nosso compromisso é prestar todo o suporte necessário até que a ocorrência seja plenamente encerrada.”
As operações de busca permanecem em andamento sob coordenação da Marinha do Brasil.

Cinco pescadores foram resgatados do COPAMA, MA 32, (Cooperativa de Pesca do Maranhão), construído em fibra de vidro, mas o comandante da embarcação, “Vico”, ficou preso no fundo e continua desaparecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário